Voltar para a lista
Título Autor Data Formato Tema

»Metodologia para Ordenar a Ocupação Dispersa Existente«

  • Carvalho, Jorge;
  • Pais, Carina;
  • Moura e Sá, Frederico

2014

Apresentação

  • Planos e Planeamento;
  • Ocupação Dispersa

Trata-se de uma proposta que surge na sequência da investigação CBOD, “Ocupação Dispersa, custos e benefícios à escala local”, publicada pela Direção Geral do Território em finais de 2013.

Assenta nas conclusões que de facto é necessário contrariar o alastramento da ocupação dispersa, mas que, no que respeita à existente, há que a assumir, estabilizar e ordenar.

Propõe-se então uma Metodologia para Ordenar a Ocupação Dispersa Existente que, em resumo, integra as seguintes componentes, sendo a primeira ponto de partida e podendo as outras três serem desenvolvidas em simultâneo:

- Identificar/delimitar os espaços urbano/rurais existentes. (Dispomos, para tal, de ferramentas já testadas no CBOD, que articulam critérios e processos para “agregação de edifícios” com cálculo do “índice de desagregação” de cada conjunto).

- Enquadrar os espaços urbano/rurais em unidades vivenciais, dotando cada uma delas de pólo(s) de vivência, a reforçar e equipar. (Exige conhecimento local e atitude voluntarista, sendo que para tal já foram, no CBOD, formuladas e ensaiadas diversas metodologias).

- Abordar a ocupação edificada de forma distinta da praticada no urbano consolidado, estabilizando a rede viária e o respetivo nível de serviço de infraestruturas e reportando a edificabilidade a esse nível de serviço. (Dispomos, para tal, de valores de referência, já testados no CBOD).

- Fomentar e recriar os usos rurais. (Corresponde a atitude inovadora e voluntarista, para a qual se apontam algumas pistas, mas que exige desenvolvimentos conceptuais e operativos).

Esta Metodologia, que consideramos de aplicabilidade genérica, já foi apresentada em diversos seminários sobre Ocupação Dispersa que foram ocorrendo ao longo de 2014 por iniciativa das CCDR.

 

Download

(PDF 2,570 kB)

Considere fornecer-nos alguns dados sobre si.
​Nenhum campo é obrigatório.





Edição: