Voltar para a lista
Título Autor Data Formato Tema

»Ordenamento do Território e Gestão da Qualidade«

  • Pimentel, Maria José

2014

Tese

  • Planos e Planeamento;
  • Organização Municipal

O presente trabalho teve como objetivo propor, no quadro de um sistema de gestão da qualidade, uma metodologia para construção de uma estrutura de indicadores relativos a objetivos municipais de ordenamento territorial. Para tal percorreram-se as seguintes etapas, reveladoras da metodologia adotada:

- Identificação de objetivos do Ordenamento Municipal do Território, com base em legislação e bibliografia de âmbito nacional e europeu, tendo-se chegado a uma lista sistematizada de 27 objetivos gerais, enquadrados em 8 temas.

- Reunião e confronto, com base em conhecimento erudito, de princípios de Gestão da Qualidade e de conceitos de Monitorização e de Avaliação, estes inerentes às teorias de planeamento do território.

- Reportaram-se ambos à gestão por processos, incidindo especialmente na matéria relativa a indicadores.

- Conceção, com base nos conhecimentos adquiridos, de uma estrutura de indicadores para monitorização e avaliação do ordenamento municipal do território.

- Combinação de indicadores respeitantes ao território com indicadores relativos à ação municipal que visa a transformação desse mesmo território.

- Início de ensaio, na Câmara Municipal de Coimbra, de aplicação desta estrutura de indicadores a um dos objetivos gerais de ordenamento do território.

Foi possível concluir que a proposta encerra forte potencial e grande desafio, podendo contribuir para induzir maior rigor no planeamento de toda a atividade municipal, mas exigindo alterações muito significativas na prática dominante.

Download

(PDF 9,775 kB)

Considere fornecer-nos alguns dados sobre si.
​Nenhum campo é obrigatório.





Edição: